Logo Blog Empreender no Turismo

Empreendedorismo

8 Soft skills para empreender no turismo

Características empreendedoras acabam por ser tema de muitos portais de notícia sobre negócios. A Época listou características que as empresas buscam e, pensando nisso, será que essas características se aplicam para quem deseja empreender no turismo?

Analisamos a lista minuciosamente e listamos aqui o que acreditamos ser essencial para quem deseja se aventurar em uma viagem empreendedora neste segmento que promete bombar em 2022.

Nós mudamos um pouco a lista, pegamos o que funciona para o nosso segmento e vamos apresentar 8 soft skills para desenvolver se você deseja empreender no turismo. 

Vamos nessa?

1. Gostar de descobrir lugares e conectar pessoas - Esse é o ponto mais importante para quem deseja empreender no turismo. Seja em qual for a área, mas principalmente enquanto agente de viagens, o seu trabalho será o de pesquisar, se informar e realizar as conexões de pessoas e lugares, de onde você estiver.

Gostar de aprender sobre lugares que ainda não foi e poder transmitir para alguém que está desejando ir.

Quem aí já passou horas lendo sobre um lugar inusitado no Wikipédia, tipo Myanmar? ????

O bônus é receber em primeiríssima mão a opinião de como foi na viagem e é assim que um agente de viagens se diverte fazendo pós-venda. 

Tem algo de mágico nessa missão de conectar pessoas e experiências de viagem e é por isso que viajantes se dão tão bem empreendendo no turismo.

2. Resolução de problemas - A mudança é permanente na vida empreendedora e o hábito de estar fora da zona de conforto auxilia e muito.

Para quem deseja empreender no turismo, especialmente enquanto agente de viagens, intermediar interesses é uma das chaves do sucesso. 

3. Inteligência emocional - A gestão das emoções possibilitam interagir melhor com o outro e carregar situações e conversas para um lugar tranquilo. Significa evoluir. 

É fundamental desenvolver essa habilidade, não só para empreendedores, mas especialmente para eles. Controlar suas emoções para não assumir lados, mas deixar claro que entende ambos. Esse é um dilema constante na vida de um agente de viagens.

Desenvolvimento contínuo, um trabalho árduo, porém, recompensador.

4. Empatia - Empatia significa buscar compreender a realidade do outro, se colocando ao lado dele e, de mãos dadas, juntos diante do problema.

É uma característica muito importante para o desenvolvimento global de qualquer pessoa. Estar atento às necessidades do outro pode abrir muitas portas.

5. Autoconfiança - Autoconfiança para lidar consigo, com o outro e para gerar reputação, criar pontes e derrubar muros, especialmente os invisíveis.

Pode soar presunçoso, mas ser autoconfiante, ter autoestima, gostar do que você faz e entender seu valor não tem nada a ver com presunção.

O agente de viagens precisa saber o seu valor e entender que se o cliente vai comparar o seu trabalho com o de um algoritmo qualquer, ele não o merece. 

6. Comunicação objetiva - Ser claro, preciso e assertivo. Sem rodeios. É sobre se conectar e transmitir as mensagens que importam.

Para o turismo, é essencial ser muito objetivo nas solicitações e na explicação das regras de uso de cada produto ou serviço com fornecedores e clientes.

Tirando os poetas e alguns publicitários, metáforas e outras figuras de linguagem podem fazer com que uma mensagem não seja compreendida e devem ser evitadas.

7. Gestão de tempo - Organização, foco e disciplina são as chaves. Controle o seu tempo e aprenda a priorizar. Tempo é um recurso não-renovável importantíssimo.

Embora seja importante preservá-lo, não confunda com remoer algo ou alguma situação. 

No turismo e também na vida, é preciso aceitar quando algo não sai como desejado e partir para a próxima emissão.

8. Audácia - Ser audacioso é propor algo novo e pertinente. Audácia cria oportunidades de conexões para desenvolver ideias, para inovar. 

O que podemos fazer de novo? Qual tática funcionou para mim? E para o meu colega agente de viagens de outra cidade/estado? 

A troca é muito importante para crescer e grandes insights vem dessas experiências. Por isso atuar de modo individual e isolado, pode limitar o desenvolvimento.

Você se vê com algumas dessas características? Quais acredita possuir? Quais deseja aperfeiçoar? 

Deixe seu comentário. E caso tenha se identificado, que tal conhecer um pouco mais sobre a franquia Clube Turismo ????