Logo Blog Empreender no Turismo

Franchising

A importância da afinidade com o segmento escolhido

Você já pensou na relação existente entre a afinidade do empreendedor com o segmento de atuação e o sucesso do negócio?

Certamente é algo essencial para se atentar, afinal, é alarmante o número de pessoas que decidem investir seguindo tendências que aparentemente estão dando certo para outras pessoas e acabam desistindo em pouco tempo, diante das dificuldades que surgem (e elas surgem em qualquer segmento), porém, quando fazemos aquilo que gostamos, a tendência é lidar com essas dificuldades de modo a superá-las.

O fato é: trabalhar com o que gosta facilita e muito para que um empreendedor encontre satisfação na operação do negócio, que envolve dedicação cotidiana e aprendizado muitas vezes exaustivo. 

Em outras palavras, é importante pensar no retorno financeiro, porém, é também importante pensar na satisfação pessoal a ser alcançada com o seu empreendimento, com os processos vivenciados no dia a dia e as experiências proporcionadas pela operação.

De certa forma, o sucesso acaba por ser um efeito colateral da identificação com o ramo ou segmento e a vontade de aprender mais e evoluir deve ser despertada de modo natural. 

Pensando nisso, elaboramos um teste rápido para você. Está preparado? Vamos lá!

As quatro imagens abaixo representam segmentos consolidados no mercado. Se você fosse escolher um negócio para investir, qual ou quais desses você escolheria?

Fotos: Freepik

Se você escolheu a imagem 01, em que uma pessoa é exibida em um aeroporto falando ao telefone, você provavelmente possui afinidade com o tema viagens e seria um bom agente de viagens.

Se você escolheu a imagem 02, em que é exibido um prato culinário, você provavelmente possui afinidade com o segmento Alimentação e pode obter mais satisfação investindo em uma empresa desse segmento. 

Se você optou pela imagem 03, em que duas pessoas estão negociando algo em um escritório, você poderá se destacar em franquias de marketing ou tecnologia.

Se você optou pela imagem 04, com cosméticos em destaque, você provavelmente terá mais afinidade com o segmento de bem-estar e estética. 

Agora, se você escolheu mais de uma imagem ou ficou em dúvida, calma, você pode se identificar com mais de um segmento e não há nenhum problema nisso. Continue na sua pesquisa e reflita sobre alguns aspectos: qual a rotina de operação do negócio? Você consegue se imaginar cumprindo esta rotina no seu dia a dia? Lembramos aqui que escolher o segmento ideal é apenas o começo: é importante ter em mente que a operação do negócio é árdua, os resultados vêm com esforço e dedicação e, quando feitas de modo responsável, traz bons frutos para todos os envolvidos.