Logo Blog Empreender no Turismo

Franchising

Alta nos voos na China indica recuperação do Turismo

Desde que a OMS decretou estado de Pandemia devido ao surto do Covid-19, também chamado de novo coronavírus, o mundo praticamente parou. O momento realmente não está propício para embarques e em quase todos os países há restrições a viagens aéreas, até mesmo para voos domésticos. Na China, a situação começou a mudar: é o que revela a matéria do portal PANROTAS, principal referência em jornalismo voltado para o mercado do turismo.  

De acordo com a notícia, após meses de consecutiva queda nos voos, o mercado de turismo chinês apresentou crescimento na venda de passagens domésticas (deslocamento dentro do próprio país) e está dando sinais de recuperação. A matéria do PANROTAS traz informações do portal Phocuswire, da Phocuswright, e mostra que 58% das compras feitas nas últimas semanas são para viagens com embarque para os próximos 15 dias. Em janeiro, quando teve início as medidas mais rígidas de contenção no país, esse índice era de apenas 38%.

Outra informação destacada na notícia revela que 38% das reservas são para viagens a negócios, contra 20% em janeiro. A busca por voos também vem aumentando (29% em uma semana), uma indicação de que as reservas devem continuar a crescer. Porém, de acordo com a notícia, as viagens para fora da China ainda não viram impacto positivo, já que há muitas restrições em países da Ásia e do Ocidente.

                                       

A repetição deste padrão é esperada ao redor do mundo e também no mercado brasileiro. À medida em que a pandemia desacelere, as pessoas retornarão a programar viagens com embarque próximo, principalmente quem viaja a trabalho. É neste momento que o Agente de Viagens deve estar pronto e se colocar à disposição dos seus clientes, reforçando os seus diferenciais de atendimento e suporte.

São muitos os motivos que impulsionam o turismo e as pessoas precisam se sentir seguras para embarcar novamente. Quanto tempo irá levar para que a situação de pandemia seja controlada, ainda não sabemos, porém, analisando os dados da China, temos um indicador de que assim que o cenário for positivo, o mercado turístico será aquecido novamente.