A decisão de empreender e de investir em seu próprio negócio, requer cuidados que precisam ser considerados por quem busca investir com segurança em um modelo de franquia. O franching brasileiro tem crescido a cada ano através da abertura de novas unidades franqueadas e esse crescimento atrelado a baixa taxa de mortalidade de empresas que integram o sistema, consolida a eficácia desse formato de negócio.
Fonte: https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/
Ocorre que o sucesso da decisão e da ação de empreender, mesmo que no franchising, requer cuidados que necessitam ser avaliados com cautela no momento de escolher uma franquia e que listamos cinco a seguir:
1 – Avalie a real expertise do franqueador sobre o negócio
O valor de uma rede de franquias não está nas ações de marketing que ela executa, no número de franqueados e/ou em seus produtos, mas no know how que ela de fato possui para transmitir a seus franqueados. Quem deseja investir em um modelo de franquia toma essa decisão porque optou em investir em um modelo de negócio testado, formatado e já consolidado no mercado. Isso implica que o franqueador tenha vivenciado o negócio, avaliado as melhores práticas, para só então disponibilizar esse modelo de negócio, previamente testado, a seus franqueados. Por essa razão, certifique-se da trajetória do franqueador. Verifique se a empresa já surgiu no mercado como franquia ou se teve vivência prévia antes de iniciar a franquear.
2 – Observe os processos adotados pela franqueadora para seleção de franqueados
O propósito de uma rede de franquia que preza por sua consolidação de marca não é vender novas unidades franqueadas, mas prospectar bons franqueados que possam propagar seu negócio em novos mercados. Isso implica SELECIONAR candidatos que tenham o perfil adequado para o propósito da Rede e não meramente conceder o direito de uso da marca para aqueles que estão dispostos a pagar a taxa de franquia e investir, sem ter o perfil ideal. As facilidades concedidas para ingresso na Rede (envio da Circular de Oferta antes de conhecer e obter informações sobre o candidato, descontos, pressa para recebimento do pagamento da taxa de franquia, inexistência de etapas definidas de um processo de seleção, exposição de vantagens sem especificar os riscos do negócio, descumprimento da Lei de Franquia Lei nº 8.955 de 15/12/1994, etc) são indícios de um processo de seleção falho no qual o franqueador pode estar mais preocupado em vender franquia que em selecionar franqueados com os quais possa firmar uma relação duradoura e próspera.
3 – Obtenha referências e certifique-se da veracidade
As premiações conquistadas pela franqueadora, as filiações a entidades de classe, assim como a opinião de seus franqueados são referências válidas a serem consideradas para avaliar a qualidade e o posicionamento da Rede no mercado. Mas, cuidado! Nem sempre o que o franqueador diz ser, realmente é. Por isso, referente as premiações e filiações, certifique-se se a empresa de fato possui essa conquista. Para se filiar a ABF as redes necessitam ter um tempo mínimo de mercado de dois anos e passar por um crivo de avaliação. Certifique-se se a Rede realmente é associada, consultando o site da ABF. Do mesmo modo, a premiação Melhores Franquias do Brasil, realizada pela Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), elege anualmente as melhores marcas para investir. Se a Rede se intitula uma das melhores franquias do Brasil, verifique se a mesma está listada e devidamente classificada no Anuário da PEGN. Referente a opinião dos franqueados, consulte não apenas aqueles que estão ativos na Rede, mas também os que se desligaram nos últimos doze meses.
4 – Defina o segmento do negócio por afinidade
Números como valor do investimento, média de faturamento, lucratividade, rentabilidade, prazo do retorno do investimento são fundamentais serem analisados, mas antes de iniciar esse estudo defina primeiramente qual atividade você seria capaz de exercer diariamente com prazer. Como disse o filósofo Confúcio “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”; se o trabalho for uma atividade que propicie prazer e realização pessoal/ profissional, aumentará as chances de você obter êxito e conseguir se destacar perante seus concorrentes. Assim, o primeiro passo para escolher uma das 2.800 redes associadas a ABF é definir o segmento de atuação.
5 – Pergunte, pergunte e pergunte
O processo de ingresso em uma rede de franquia séria requer análise não apenas do candidato em relação à Rede, mas também da Rede em relação ao candidato. Por essa razão o franqueador sentirá maior segurança em relação ao candidato ao perceber que este de fato analisa com detalhes o investimento e questiona sobre o negócio, sobre obrigações e responsabilidades. Duvide do franqueado que não questiona você e/ou que se demonstrar desconfortável com questionamentos que você realizar.