De tudo é possível extrair algo positivo. A pandemia causada pelo Covid-19 precisa ser vista também com esse olhar. É sobre isso, sobre os efeitos positivos da Covid-19 no mercado de agenciamento de viagens, que gostaria de discorrer nesse texto!
No Brasil, em março/2020, as agências de viagens, assim como empresas de diversos segmentos, foram obrigadas a atuar no regime Home Office em cumprimento às orientações determinadas pelo governo. Com as medidas de isolamento social, as agências tiveram praticamente 100% das demandas centralizadas no suporte e assistência aos seus passageiros, seja para as remarcações, cancelamentos e/ou repatriações.
Essas duas situações: trabalho Home Office e o suporte prestado aos passageiros são os dois resultados positivos, apesar de não serem os únicos, que aqui gostaria de destacar. Apesar de muitos agentes de viagens já atuarem no formato Home Office, a pandemia obrigou a todos os profissionais do setor a trabalharem neste regime. Essa experiência para muitos foi extremamente positiva.
Ao contrário de outros segmentos, quem trabalha com turismo tem todos os serviços online. A prestação do serviço do profissional agente de viagens independe da existência de um ponto comercial. O profissional necessita de computador e internet. Ponto! Essa versatilidade do negócio, de poder oferecer a mesma qualidade do serviço independente de estar atuando em um ponto ou em qualquer lugar onde tenha acesso a internet, além de ser uma facilidade é também uma real possibilidade de redução de custos.
É provável que muitas agências que atuavam em pontos comerciais, diante da experiência passem a atuar como Home Office. Assim como é provável que muitas agências que atuavam em regime Home Office, façam uso das facilidades do momento em relação a disponibilidade de imóveis e de negociação das condições de aluguel, para passarem a atuar como ponto físico oferecendo assim uma estrutura mais robusta e confortável para atendimento aos clientes.
Outro impacto positivo atinge diretamente o profissional agente de viagens. O momento contribuiu para destacar no mercado o valor desse profissional, a importância de ser assistido e acompanhado em todas as etapas da viagem. Em momentos distintos ouvi que “os agentes de viagens foram um dos heróis dessa pandemia”. É verdade! Incansavelmente esses profissionais ajudaram no regresso de pessoas que precisavam voltar para casa, conseguiram através de canais de atendimento específicos para agentes de viagens, solucionar as demandas de seus passageiros para cancelamento e remarcação dos serviços contratados, conseguiram fazer para cada cliente o que os sites, os robôs de autoatendimento não conseguiram oferecer às pessoas que precisaram de suporte e orientação humana para uma situação que não era prevista.
Para você agente de viagens, home office ou não, parabéns! O que vivemos é mais um marco em nossa história, um momento que de modo muito positivo contribuiu através das vivências e experiências dos viajantes para a revalorização e ressignificação do papel do agente de viagens. O futuro é de oportunidades nessa atividade que de tão grandiosa, chega a ser comparado a uma indústria -“Indústria do Turismo”-.