Muitos fatores devem ser analisados ao avaliar a oportunidade de investimento em um negócio próprio. Um deles é o modo de operação do seu negócio, que pode ser em ponto físico, em ambiente virtual ou Home Office. Dependendo do seu ramo de atuação, as três possibilidades podem ser viáveis. Mas dentre essas opções, qual delas é melhor e pode contribuir para melhores resultados?
O fato é que cada modelo possui vantagens e desvantagens. Ao invés de se questionar qual desses formatos é o melhor, reflita sobre em qual deles você poderá se dedicar melhor e qual deles mais se adequa à sua realidade de investimento e de tempo. Fazendo a escolha certa para sua realidade, você aumenta as chances de alcançar melhores resultados. Vou me deter a dois formatos: Loja Física e Home Office. O que cada um desses formatos requer, afinal?
Home Office
Bom, para quem sempre quis trabalhar no conforto e comodidade de sua casa, o formato Home Office é a opção certeira para empreender. Além de ser mais econômico - afinal, o empreendedor não terá custos com aluguel, condomínio, IPTU, com transporte até o trabalho, nem com montagem da estrutura de atendimento no ponto -, esse formato possibilita maior flexibilidade quanto ao horário de trabalho e a oportunidade de manter-se perto da família.
Vale destacar que essa flexibilidade quanto ao horário de trabalho e presença da família podem ser problemas se o Home Office não gerenciar bem o seu tempo e se a família não compreender e respeitar o tempo que for definido para se trabalhar. Em casa, há muitos fatores que podem dispersar sua atenção. Por isso é importante que tenha um ambiente para suas atividades profissionais e que defina com rigor os horários que dedicará à sua atividade profissional e às suas atividades pessoais e de casa.
Avalie também suas características pessoais e comportamentais. Elas são muito importantes e interferem diretamente no resultado. Um Home Office deve:
·Ser comunicativo e pró ativo;
·Ter uma boa rede de contatos (avalie se em seu ciclo familiar, de amigos e em seu networking de um modo geral, se há demanda pelo serviço ou produto que você irá oferecer em seu negócio);
·Ter habilidade em gerenciar bem o tempo;
·Ter disciplina e foco;
·Ser organizado (a);
·Ter muita segurança e confiança em seu serviço para saber transmitir essa confiança e segurança ao cliente.
Tenho a oportunidade de conhecer muitos empreendedores que atuam como Home Office e percebo que as características acima são comuns àqueles de sucesso.
Loja Física
Dispor de um ponto físico comercial para o negócio é um desejo de muitos empreendedores diante das oportunidades que esse formato oferece. Quando instalado em locais comerciais estratégicos – aqueles que possuem grande circulação de pessoas com perfil para compra dos serviços oferecidos - e com grande visibilidade, o ponto contribui como um impulsionador na captação de clientes.
Além disso, ter uma estrutura física ajuda a transmitir confiança aos novos clientes, especialmente aqueles que ainda não conhecem você e que chegaram até o seu negócio impactados por alguma ação de comunicação. Somado a isso, tem-se a vantagem de poder dispor de um espaço padronizado para receber clientes, fornecedores e propiciar ao seu time um local de trabalho onde todos possam acompanhar a rotina da empresa.
Um ponto físico exigirá de você: maior capital para investimento, custos fixos mais elevados em relação ao trabalho Home Office, horário fixo de trabalho. Se isso não for um problema, diante das oportunidades que um ponto físico pode proporcionar, comece já a estudar possíveis locais e a elaborar seu plano de negócio considerando essa opção.
Por fim... apesar deste não ser um assunto findo, se você quer empreender, já definiu seu segmento de atuação e está em dúvidas sobre qual formato é melhor para o seu negócio, pergunte-se primeiro em qual dos formatos você poderá produzir melhor!