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Franchising

Por que investir em uma agência de viagens?

Como entusiasta do turismo, inicio esse post já antecipando ao leitor que é no turismo e especificamente no segmento de agenciamento de viagens que enxergo inúmeros motivos para se investir. Se você deseja saber por que defendo com tanta veemência o turismo e as agências de viagens, essa resposta estará nas linhas a seguir.

Primeiramente, é cabível diferenciar empresas que comercializam produtos daquelas que comercializam serviços. Enquanto para as primeiras é necessário investimento para aquisição dos produtos que serão comercializados – além de rotinas de controle de estoque, validade da mercadoria e, em muitos casos, necessidade de compra de mercadoria mesmo com o estoque cheio (algo comum para lojas de roupa, sapatos e moda em geral, assim como para empresas que fazem parte de franquias e que contratualmente possuem a responsabilidade de realizar do franqueador a compra de mercadorias por coleção, estação, etc) –, para a segunda (empresas de serviços) o empreendedor vende serviço não tendo a necessidade de investir tempo no gerenciamento dos processos citados acima e dinheiro para compra dos itens que serão comercializados.

Se prestar serviço em detrimento de comercializar produtos já corresponde a um fator positivo para quem busca empreender, confira a seguir algumas vantagens competitivas que diferencia uma agência de viagens de outras empresas que também vendem serviço:

- A primeira delas está no fato das agências de viagens não assumirem os custos com o parcelamento da compra e taxas de cartão. Enquanto muitas empresas de serviço usam uma maquineta de cartão de crédito, as agências de viagens não possuem essa necessidade.

- Quando o cliente paga com cartão de crédito, os dados do cartão são inseridos no sistema do fornecedor que assume os custos do parcelamento e as taxas de cartão (essas taxas possuem custo médio de 5% sob o valor da transação).

- Mesmo que o cliente adquira um pacote de viagem e parcele em 10x sem juros, a agência receberá a comissão em uma única vez.

- Uma outra vantagem é o fato das agências de viagens estarem inseridas no Simples Nacional que possui uma carga tributária a partir de 6% e do pagamento dos impostos incidir sobre o lucro e não sob o valor total da venda. Para exemplificar, se uma agência de viagens comercializar um pacote de viagem no valor de R$4.500,00, não pagará o imposto de 6% sob esse valor (que corresponderia a R$250,00 de impostos), mas sob o valor da comissão de R$540,00, sendo o imposto de R$32,40.

Em resumo, veja esse quadro comparativo que expõe as vantagens de uma agência de viagens em relação a empresas que comercializam produtos:

Além dessas condições, segue alguns dados que indicam as oportunidades para empresas que atuam com agenciamento de viagens:

1-      Segundo a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), as agências de viagens são responsáveis por cerca de 80% de todas as vendas de viagens do Brasil;

2-     Segundo a WTTC (World Travel Tourism Council) em 2018 o turismo mundial injetou USD8,8 trilhões na economia, sendo o segundo maior setor de crescimento atrás apenas das manufaturas. No Brasil a contribuição do turismo no PIB foi de USD152,5 bilhões;

3-     Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), no estudo sobre o desempenho do franchising em 2018, o setor de hotelaria e turismo, entre outros 10 setores, foi o que apresentou maior crescimento em número de unidades (8,1%) e o segundo maior em faturamento 12,3%;

4-     Segundo o Ministério do Turismo, em pesquisa realizada em setembro/19 de sondagem de interesse por viagens, 24,3% dos brasileiros possuem intenção de viajar nos seis meses subsequentes a pesquisa. Esse dado corresponde a um crescimento de 8% em relação ao último ano.

Espero ter aguçado a sua curiosidade sobre o setor de agenciamento de viagens e que isso te desperte a buscar a se aprofundar no estudo desse segmento!