Com o avanço da vacinação, o nosso desejo e o de muitos brasileiros poderá enfim ser realizado: viajar com mais segurança! Vivendo há mais de um ano restrições e receios, a boa notícia é que as pessoas alimentam e aumentam a cada dia o desejo de voltar a embarcar, por terra, água ou ar.
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas - IPESPE - divulgou que 25% dos brasileiros desejam realizar uma viagem no pós-pandemia. O brasileiro não vê a hora de fazer turismo, e o impulso é tão forte que o setor poderá ter rápida retomada.
De acordo com a pesquisa, o principal desejo das pessoas é viajar, maior do que comprar (21%) ou reformar (23%) uma casa e trocar de carro (11%). Para este reaquecimento, o mercado doméstico deve ser prioritário — e as empresas têm executado ações para promovê-lo.
“O produto nacional ainda é o carro chefe, porém a divulgação dos destinos internacionais também está acontecendo de forma mais branda, por exigir mais cautela”, comenta Jaciara Soares, gerente comercial da Clube Turismo.
Além da vontade latente dos brasileiros em viajar, empresas do setor como operadoras, cias, e hotéis têm criado estratégias que possam contribuir para a retomada no Brasil. Operadoras têm anunciado condições especiais voltadas ao público da melhor idade (público já vacinado) e parcelamentos estendidos. Hotéis apostam em diferenciais para atrair viajantes da região; cias marítimas têm ofertado condições especiais com uma política de maior flexibilidade para remarcações e atrativos comerciais como o segundo hóspede grátis. No Caribe, destino aberto para brasileiros, os hotéis também têm oferecido atrativos para viajantes. Ao reservar sua estadia, o cliente ganha créditos para usar em atrações em um dos resorts da ilha.
Nos Estados Unidos, onde são imunizados, em média, 3 milhões de indivíduos todos os dias, o setor vive uma recuperação sem precedentes. O Hopper, aplicativo utilizado para reservar viagens, observou um crescimento explosivo de quase 75% nas buscas por voos para agosto desde o fim de fevereiro.
No mesmo país, agentes de viagens, em março deste ano atingiram recorde de vendas em relação ao mesmo período de 2019 (antes da pandemia). De acordo com uma pesquisa realizada pela ASTA (Sociedade Americana de Consultores de Viagens), em março/21, 76% dos agentes entrevistados perceberam um aumento de clientes em relação ao período anterior a pandemia e 80% foram procurados por clientes novos, que nunca haviam solicitado seus serviços. Isso indica uma possível mudança no comportamento do consumidor diante da necessidade de realizar viagens de modo mais seguro, munidos de informações.
Os viajantes necessitam de informações mais abrangentes sobre os serviços contratados, sobre as condições do destino a ser visitado, sobre as políticas para alteração e cancelamento e principalmente de assistência durante todo o momento de viagem. Serviços esses que apenas um atendimento humano, através de um profissional especializado é capaz de oferecer.
Como franquia, a Clube Turismo assume o compromisso de intermediar esta relação entre agentes, os fornecedores e os prestadores de serviço. A homologação de fornecedores dá aos nossos agentes maior segurança para a venda e nosso programa de capacitação contínua, promovido pela Universidade Corporativa Clube Turismo, a Uniclube, visa manter nossos franqueados atualizados e preparados para estarem passos à frente nessa retomada.
A retomada do turismo está em curso e temos certeza que os nossos agentes e parceiros estarão mais fortes e próximos para colher os frutos de um empenho conjunto.
Esta matéria foi redigida em conjunto com a equipe de comunicação da franquia Clube Turismo.
Fonte:
https://exame.com/casual/agentes-de-viagens-retomam-empregos-com-o-aumento-da-vacinacao-nos-eua/