Logo Blog Empreender no Turismo

Agências de viagens

Quando um suporte profissional faz toda a diferença

A crise ocasionada com a pandemia do Covid-19 atinge a todos os setores da economia mundial. O turismo, que diante de sua magnitude chega a ser considerado uma indústria, está entre os setores mais impactados. As empresas que, de modo direto, atuam no sistema turístico como agências de viagens, hotéis, cias marítimas e cias aéreas sofrem os efeitos da pandemia não apenas devido a expressiva queda das vendas, mas também pela necessidade de cancelamento e alteração de serviços que já haviam sido contratados.

Nesse cenário, a busca pelo atendimento de uma agência de viagens passou a ocorrer diante da necessidade, não de compra de serviços de viagens, mas de uso daquele que é considerado o principal papel desse profissional: assessorar! Dentre as lições que o Covid-19 têm proporcionado, está o entendimento da importância e do valor do agente de viagens representado em seu papel de assessorar, intermediar e prestar consultoria em viagens.

Desse modo, os viajantes foram os primeiros afetados e os agentes de viagens foram bombardeados com pedidos de remarcações e cancelamentos. Rapidamente, os profissionais buscaram apoio dos seus fornecedores, tranquilizaram os seus clientes, apresentaram as condições de remarcação possíveis, sempre apelando ao bom senso para que o setor sofra o mínimo impacto - sendo esta a orientação do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que fez um apelo em vídeo no seu Instagram solicitando aos viajantes que optem pela remarcação e não pelo cancelamento, evitando assim mais perdas para o setor.

E os viajantes que, no ato da consulta, optaram por adquirir um serviço via internet por estar “um pouco mais barato”, como resolveram suas questões? Esta resposta é incerta, porém, sabemos que muitos deles perderam tempo em ligações exaustivas com diversos serviços de atendimento ao cliente, tendo que realizar o envio de comprovações e documentos que, pela ausência de uma orientação profissional, não foram coletados corretamente de modo antecipado. 

São nesses momentos em que se percebe o valor de um suporte profissional: a coleta da documentação exigida de forma assertiva, o relacionamento com os fornecedores para solução dos problemas e a economia de tempo e o desgaste de passar horas a fio disputando um atendimento via SAC com outros milhares de viajantes em situação semelhante.  

As medidas de prevenção para contenção do vírus no país deverão afetar os demais setores nas próximas semanas. O Ministério da Economia já divulgou medidas que devem minimizar os danos. Precisamos nos unir enquanto sociedade e entender o papel de cada um nesse momento: evite aglomerações, contato físico, higienize as mãos corretamente e, caso possa, fique em casa. 

A medida provisória Nº 925 sancionada pelo Presidente da República no dia 18 de março de 2020 estabelece o prazo de até 12 meses a partir da data prevista do voo para o reembolso relativo à compra de passagens aéreas. Esta MP busca reduzir o impacto sofrido pelo setor, uma importante medida que precisa ser do conhecimento de todos os consumidores. Explicar didaticamente os motivos pelos quais a remarcação ou a aceitação do crédito para remarcação são opções mais adequadas para o momento está entre as missões dos agentes de viagens, sendo uma atitude que poderá contribuir com a manutenção de postos de trabalho de diversos profissionais do turismo.

A China, onde a epidemia teve início e está caminhando para o controle, realizou estas medidas, que estão sendo adotadas por países em todo o mundo, e os resultados foram extremamente positivos. Tudo indica que, se seguirmos o exemplo, passaremos também por esta crise; porém, precisamos agir juntos. 

Assim que a pandemia for contida, tudo tende a voltar ao normal e nós poderemos viajar livremente pelo mundo, sem que isso signifique um risco à saúde dos familiares e colegas. A crise irá passar e os profissionais do turismo estarão esperando os clientes para oferecer suporte em qualquer situação, não interessa a gravidade, pois essa é a missão de um agente de viagens.