O mercado do turismo no mundo inteiro mudou bastante nesse último ano. Com as medidas de enfrentamento da pandemia, inúmeras restrições obrigaram os viajantes a planejarem novas rotas ou a programarem suas viagens para um momento futuro.
Apesar das viagens internacionais não terem sido interrompidas por completo, as restrições como quarentena mandatória de 14 dias e outras exigências, fizeram com que muitas viagens a lazer fossem adiadas e especialmente viagens essenciais acontecessem.
Com o avanço da vacinação nos principais destinos internacionais, começamos a vislumbrar o momento de voltarmos a vivenciar as belezas existentes no mundo, provavelmente ainda em 2021. Apesar de toda a diversidade de atrativos turísticos existentes no Brasil e de termos forças em explorar o turismo nacional, muitos sonham com muita expectativa com a oportunidade de poder voltar a desbravar o mundo e enriquecer-se com a vivência de outras culturas.
Os países que estão mais adiantados na vacinação de sua população já dão sinais sobre a possibilidade de reabertura de suas fronteiras para turistas e indicam o que deverá ser exigido para essa entrada, como exigência de exames de Covid-19 no embarque e/ou desembarque, e comprovação de vacinação.
Essa comprovação de vacinação e testagem se dará com a emissão de um documento que está sendo chamado de Passaporte Verde ou Passaporte Sanitário. Esse passaporte daria aos viajantes direito a livre circulação sem a necessidade de quarentena mandatória, podendo, em determinados locais, frequentar lugares com pequenas aglomerações, o que é um alívio para o setor de eventos, fortemente abalado pela pandemia.
Nova York, foi o estado dos EUA pioneiro no uso de um passaporte nesse estilo, o Excelsior Pass. Com ele é possível comprovar imunização e ter acesso a eventos esportivos e shows, por exemplo. Israel anunciou que não exigirá uso de máscaras ao ar livre após a vacinação de mais de 60% da população e que as fronteiras para turistas serão abertas em maio. No país, quem comprovar a imunização poderá solicitar o Green Pass e usufruir de hotéis e outros serviços. A União Européia estuda implementar algo semelhante para os países membros.
A Austrália prevê abrir em julho deste ano, suas fronteiras para turistas. Apesar dessa informação ainda não ser oficial, já se sabe que a vacina e o certificado serão exigências para entrada no país.
Essas notícias são animadoras, porém, a proposta não foi recebida por todos como positiva. Muitos acham que a criação de um passaporte sanitário seja algo discriminatório, já que a distribuição de vacinas não se dá de modo igualitário em todo o mundo e fere os direitos individuais.
Diante de uma situação em que a individualidade afeta a coletividade, entendemos que expor informações sobre a imunização seja necessária, além de não ser algo novo. Ainda hoje, para entrada em diversos países, é necessário por exemplo apresentar um certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Acreditamos que a exigência de vacinação contra Covid-19 passe a ser também uma exigência de uma lista ainda mais ampla de países.
É necessário, no enfrentamento de uma pandemia, que a responsabilidade com a sociedade esteja acima do desejo individual de cada pessoa. Um viajante deve ter a responsabilidade sobre si, mas também com o local que visita. Infelizmente as vacinas não estão disponíveis na mesma proporção para todos os países e este é, de fato, um grave problema que requer uma ação conjunta.
Por isso, iniciamos a campanha de incentivo à vacinação. Exija vacina, fiscalize os processos e vamos reativar a indústria de Viagens e Turismo com segurança. Poste uma imagem sua vacinando com a hashtag #clubedosvacinados e marque a página @franquiaclubeturismo e vamos celebrar juntos os dias melhores que virão.
Matéria redigida em colaboração por profissionais da Clube Turismo.
Fontes:
https://oglobo.globo.com/mundo/israel-anuncia-fim-da-obrigatoriedade-de-mascara-ao-ar-livre-apos-vacinar-61-da-populacao-24974128?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar
https://olhardigital.com.br/2021/04/09/coronavirus/saiba-o-que-sao-os-passaportes-de-vacina-para-covid-19/
https://www.istoedinheiro.com.br/entenda-como-funciona-proposta-do-passaporte-sanitario-para-covid/
https://www.gazetaesportiva.com/todas-as-noticias/reino-unido-vai-testar-sistema-de-passaporte-sanitario/
https://www.melhoresdestinos.com.br/australia-turismo-vacina.html
Créditos da imagem: Anna Shvets no Pexels
<a href='https://www.freepik.com/photos/travel'>Travel photo created by freepik - www.freepik.com</a>